sexta-feira, 26 de abril de 2013

Nariz entupido: o que fazer?


  
Muitos bebês apresentam o nariz entupido com bastante freqüência e isso acaba preocupando as mamães. Ter o nariz entupido pode indicar desde um simples resfriado, crise alérgica, sujeira nas vias respiratórias, como também alguma doença grave. Com o nariz entupido, a criança apresenta irritação, falta de ânimo e seu desenvolvimento também pode ser afetado.
O aumento das olheiras, alterações nos dentes, falta de fôlego, insônia e problemas no coração como a cardiomegalia, são uma das outras conseqüências que o bebê pode ter por causa de um simples nariz entupido. Por isso, é preciso prestar muita atenção na respiração do seu filho.
Caso o nariz do bebê apresente entupimento por mais de 10 dias, a criança tenha um sono agitado e faça barulho nasal com muita freqüência, deve ser levado ao médico imediatamente para tratar e evitar que os problemas respiratórios evoluam.
Para melhorar a respiração do bebê e evitar que ele fique com o nariz entupido sempre, devem ser feitas lavagens nasais com solução fisiológica 0,9%, assoar o nariz da criança várias vezes ao dia, elevar o travesseiro durante a noite e evitar quarto com poeira e evitar que a criança durma com o cabelo úmido.



De Vovó para Vovó: Os cuidados e dicas de como agir quando seu bebê estiver com narizinho entupido. Agora com o frio, é comum eles terem esse problema. Cuidar,  para o bem-estar do seu filho.




Cortar as unhas do bebê




A maioria dos bebês já nasce com as unhas compridas, podendo apresentar arranhões principalmente na região do rosto. Nos primeiros dias de vida da criança, evite cortar as unhas, pois elas são muito flexíveis e podem causar sangramentos.
Com o passar dos dias, as unhas vão ficando mais firmes e fica fácil de apará-las. Para evitar arranhões, é aconselhável colocar luvinhas nas mãos do bebê para protegê-lo.
As unhas crescem tão rápido que devem ser cortadas mais de uma vez por semana. As mãos e pés do recém nascido são muito pequenos e delicados, por isso na hora de cortar as unhas é preciso de muito cuidado para não machucar. Para aparar as unhas é preciso tirar somente os excessos delicadamente com tesouras, cortadores específicos para bebês ou até mesmo com as mãos, pois as unhas do recém nascido são tão molinhas que o excesso acaba saindo sem resistência.
As melhores horas para cortar as unhas do bebê são enquanto ele dorme ou está mamando, assim ele não corre o risco de se machucar por ficar se mexendo. Uma boa dica é segurar firme a mão do bebê enquanto corta e pressionar a ponta dos dedos para baixo para não pegar a pele. Corte as unhas arredondadas para que as pontinhas não machuquem a criança, caso as pontinhas estiverem machucando, lixe com bastante cuidado. ( texto de Higiene e Beleza)


De Vovó para Vovó: eu já postei sobre como cortar as unhas do bebê logo que iniciei com meu blog. Sempre tive medo de cortar as unhas de meus filhos quando pequeninos e confesso que da minha netinha eu nunca cortei e nem pretendo. Mas devemos saber como fazê-lo porque é preciso deixar o bebê com as unhas cortadinhas.




Viva o Vovô, Viva a Vovó!






"Quem são essas pessoas que nunca, nunca nos deixam só?
Ajudam a desfazer aquele impossível nó?
Curam a gripe que vem depois do toró?
Têm sempre guardado um gostoso pão de ló?
Explicam a diferença da galinha carijó?
Protegem quando aprontamos algum borogodó?
Têm uma santa  paciência para jogarrmos dominó?
Fazem um iglu para brincarmos de esquimó?
Acham graça se o tapete persa vira trenó?
E, na sala, o Tarzã faz a  cortina de cipó?




Quem são essa pessoas que ao  cantarmos, dizem que parecemos um curió?
Que tão facilmente nos convencem a comer saladinha de jiló?
Nos salvam quando deixamos cair doce no paletó?
E até dão algumas broncas quando judiamos do Totó?
Nos alertam a não usarmos o cheirinho da Loló?
Seus super aventais se transformam em guarda-pó?

Quem são eles, que nos ensinam o que é si, lá, sol, fá, mi, ré, dó.
Nos contam o porque das pirâmides abrigarem o faraó?
E adoram explicar  detalhes de cada peça de sua sala rococó?
Sabem tanto que ficamos sempre com carinhas de bocó...


Eles deveriam ser eternos... o Vovô e a Vovó."



De Vovó para Vovó: é um poema simples. Palavras simples, rimas primárias, mas foi escrito por um netinho para algum Vovô, alguma Vovó.
Eu quero que minha neta escreva um poema com esse mesmo carinho. E você? neste momento está observando mais a intectualidade ou amor dele por você?


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Caixas forradas para o quarto de seu filho

Para decorar e guardar as tantas coisas que a meninada tem de  trecos e acessórios.
Caixas em madeira forradas em tecidos.
Olhem que lindas!!!!





 







 


 
 


 
 

 



 

 


De Vovó para Vovó: Mão a obra. Vamos forrar as caixas para a meninada. Eles merecem, e para organização do quarto, nada melhor e mais bonito.
Onde sempre tem caixas forradas e que são lindas é na Hoby Mania, em Criciúma na R. Antônio de Lucca. São bem legais.






terça-feira, 23 de abril de 2013

Aconchego para os bercinhos


Vamos deixar os bercinhos dos nossos bebês aconchegantes e prontinhos para guardar o sonho de cada um deles? São lindos os lencóis de berços que tem por aí,  e tenho certeza que eles dormirão como príncipes ou princesinhas que é o que eles são, e assim,  merecem o que tem de mais lindo, não é mesmo?

Curtam que paixões:













Olhem que lindos os berços prontinhos a espera do seu bebê





De Vovó para Vovó: nada como dormir numa cama bem caprichada. Se é bom para você, imagine para seu bebê. Faça com que o "ninho" deles seja o mais lindo e aconchegante de todos.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

10 MIL VISITAS NO BLOG DA VOVÓ







Olá Amigos!!!!!!
Hoje o blog da Vovó, está comemorando 10.000 visitas!!!
Estou MUITO feliz com essa conquista ,que não é só minha, mas de todos voces que me acompanham , me dando dicas, fazendo comentários super legais e me ajudando a aprimorar cada vez mais o "Nosso" blog!!!!

Adoro pesquisar e o blog da Vovó me leva a pesquisas no mundo incrível da infância e isso me fascina. O blog é terapia para mim.


Então só me resta agradecer de coração a todos vocês que curtem minha página e por cada visita feita!!
Fiquem com o meu agradecimento e meu carinho.






sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lindos Gorrinhos em lã para seu bebê

Agora que já lhes passei as dicas de como escolher o gorrinho certo  para seu baby,  passo novos modelos  feitos em tricô ou crochê. São lindos e é uma boa dica para as mamães, titias e vovós prendadas fazerem para suas crianças.
Coloridos, com motivos de bichinhos, ou personalizados, tem para todos os gostos. Mas o legal mesmo é que a meninada ficará bem agasalhada neste inverno que já bate a nossa porta.


























 

Feito por Gigi de Lucca - Criciuma-SC



De Vovó para Vovó: Eu com certeza vou aprender a fazer. Quero ver Alice bem quentinha neste inverno.
E vocês, gostaram?  Façam os seus gorrinhos  e depois mandem as fotos para que eu possa postar aqui o belo trabalho feito pelas mamães, vovós, que por aqui passam.





quinta-feira, 18 de abril de 2013

Os cuidados na escolha do gorrinho para seu bebê


O frio se aproxima e hoje vou mostrar modelinhos de gorros que, as crianças poderão usar e abusar neste inverno.
As coleções sugerem  diversas opções para as diferentes idades. Os bebês ganham versões super coloridas, nos moldes "aviador" e "touca". Na hora de escolher a touca é importante observar a alguns detalhes. Como a cabeça da criança ainda é muito sensível, quase sem cabelinho, verifique se as costuras no interior não vão machucar. Outro item importante é o material usado. Dependendo do tecido, pode haver irritação no couro cabeludo. Por isso, veja se é com a lã, o plush ou o tergal que seu filho ficará mais confortável.

Foto de um gorro infantil Foto de um gorro infantil Foto de um gorro infantil

Para os recém-nascidos, os cuidados devem ser redobrados. Nada de colocar gorros que apertem a cabeça deles. Prefira malhas e lãs, que são flexíves e aderem a anatomia da criança, sem causar imperfeições. Tome cuidado com a orelha do bebê, que não deve ficar nem muito presa, por conta da touca, nem para fora. É na infância que a cartilagens, como a da orelha, ganham forma para o resto da vida.
As meninas podem exagerar nos pompons e laçarotes na cabeça. Os limites também são pequenos quando falamos de cores. Rosa, lilás, verde, marfim, azul... Vale tudo no universo das crianças. 

Foto de um gorro infantil Foto de um gorro infantil Foto de um gorro infantil

Para quem já está mais crescido, mas não quer abrir mão de ficar quentinho neste inverno, há versões mais modernas de toucas. Os maiores de cinco anos preferem estampas discretas e cores uniformes. A grande vantagem é que dá para usar na escola e até em festas de aniversário.
As meninas também podem usar toucas e gorros nessa idade. Não há motivo para evitá-las. A censura é menor quando falamos "delas" e pode de tudo um pouco. Boina, capuz, touca com abas, boné... é claro que com toques delicados e especiais, só para elas!
(Imagens e texto retirado de: www.acessa.com)



De Vovó para Vovó: Algumas dicas dos cuidados que se deve ter na escolha dos gorrinhos para os bebês. É sempre importante observar esses detalhes. No próximo post, estarei postando mais modelos de gorrinhos, em tricô e crochet.