Não importa se o bebê nasceu com muito ou pouco cabelo, a higiene da cabeça deve fazer parte da rotina diária.
É natural que o couro cabeludo do bebê fique oleoso nos primeiros dias. Isso acontece devido à ação de um hormônio, o androgênio, que a criança recebe ainda na barriga da mãe. Não use nenhum produto que resseque o couro cabeludo do bebê. A tendência é que essa oleosidade vá sumindo aos poucos, naturalmente.
Se o recém-nascido apresentar crostas no couro cabeludo, não se assuste. Isso também é normal. São resíduos que ficam grudados na cabeça após o parto. Nos primeiros banhos do bebê você pode usar um pouco de óleo infantil para amolecer essas crostas antes de aplicar o shampoo.
O ideal é lavar a cabeça do recém-nascido ainda fora da banheira, com o corpinho enrolado em uma toalha para que ele não sinta frio. Você deve incliná-lo sobre uma bacia segurando o corpinho no braço e a cabeça na mão esquerda, deixando a mão direita livre.
Comece jogando uma pequena quantidade de água de frente para trás. Nessa hora, proteja os ouvidos com os dedos polegar e anular da mão que apóia a cabeça. Isso é muito importante para evitar que a água entre no ouvido.
Para lavar o cabelo do bebê você poderá usar uma pequena quantidade de shampoo infantil ou sabonete líquido neutro, que não irritam os olhos da criança. Nessa idade não é preciso esfregar ou massagear a cabecinha. Apenas passe a mão levemente sobre a penugem. Enxague bem os fios até tirar todo resíduo do produto. Para secar, apenas pressione levemente uma toalha macia sobre a cabeça.