"De Vovó para Vovó", é um espaço criado para contar um pouco da alegria de ser avó (ô), nossas experiências e emoções, e todas as dúvidas que surgem no decorrer da convivência com nossos pequenos. "Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando...(Clarice Lispector)
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Como tratar a prisão de ventre no bebê?
Veja algumas alternativas para tratar da prisão de ventre:
- Faça exercícios no bebê. Para bebês pequenos, faça o movimento de bicicleta nas perninhas.
Se o bebê já engatinha, coloque-o no chão por bastante tempo por dia.
- Massageie a barriga do bebê. Pressione com firmeza três dedos abaixo do umbigo, por cerca de três minutos.
- Para bebês que tomam fórmula em pó, pergunte ao médico se não pode trocar de tipo ou marca.
- Se seu filho come cereal de arroz, experimente trocar por outro tipo de cereal, como o de aveia. Ou só dê cereal misturado com frutas que soltam o intestino, como o mamão papaia. Papinha pronta de ameixa preta costuma ajudar.
- Use uma das estratégias favoritas das mães: deixar uma ameixa preta de molho num copo d'água durante a noite e depois dar a água ao bebê, ou ainda bater a ameixa junto com suco. Lembre-se de que bebê de menos de 1 ano não devem comer mel.
- Aumente a quantidade de líquido que o bebê toma. E prefira frutas e verduras que soltam o intestino, reduzindo a quantidade de banana e maçã, por exemplo.
De Vvó para Vovó: Sempre é muito importante conversar com o pediatra antes de tomar medidas para aliviar o desconforto do bebê.
E bom fazer uma lista de perguntas nas consultas de rotina para já saber o que fazer no caso de uma eventual prisão de ventre.