terça-feira, 28 de agosto de 2012

Banho do Bebê



Pais devem preferir produtos específicos para bebês na hora do banho



Logo nas primeiras semanas de vida do bebê, são comuns as dúvidas entre pais em relação ao que pode e não pode ser feito com a criança. E a higiene está entre essas preocupações: quais produtos usar na hora do banho?
Nos seis primeiros meses, o uso de sabonete é o suficiente para lavar o corpo e a cabeça do bebê. A preferência deve ser dada para produtos neutros (sem cheiro ou com perfume suave) ou específicos para bebês, que possuem formulação mais leve do que os itens fabricados para adultos. Caso os pais optem por um sabonete comum, é importante                            
observar o rótulo para saber se ele é neutro.


 Após o primeiro semestre de vida, os pais podem passar a usar xampus, e, a partir dos dois anos, condicionadores, sempre priorizando os cosméticos desenvolvidos para crianças.

Um dos principais cuidados que se deve ter é a preferência por sabonetes líquidos neutros, que podem ser usados no corpo e na cabeça, orientam os pediatras. É recomendável também o uso de produtos de higiene que sejam destinados aos bebês e suas faixas etárias. Nesses produtos, os componentes são mais controlados, além de dermatologicamente testados, com menos química e, consequentemente, melhores para o bebê.



O banho ideal para a criança nas primeiras semanas de vida é com sabonete neutro de glicerina e água morna, entre 36 e 37 graus.

    
O xampu pode entrar no banho da criança após o sexto mês e o condicionador por volta dos dois anos de idade. Mesmo utilizando produtos neutros, alguns bebê podem apresentar reações ao produto. Os pais devem estar atentos na hora do banho, notando se há alguma reação na pele da criança. Isso acontecendo, suspenda o uso e consulte o pediatra da criança.
Além dos produtos de higiene usados no banho, tem também as inúmeras opções de banheiras, desde as mais tradicionais até as mais modernas e de muito conforto para a mamãe para dar o banho no bebê.



Agora surge mais uma novidade que é o banho em balde. Banhar o bebê dentro de um balde já está virando mania entre as mamães. Pode até parecer moda, mas especialistas garantem que a criança se sente mais confortável  e segura no balde devido ao formato semelhante ao útero materno.
Parece um banho de ofurô bem confortável, mas vantagens não param por aí.


O banho no balde ajuda o bebê a relaxar, reduz as cólicas nos recém-nascidos e ainda deixa as noites de sono mais tranquilas.




De Vovó para Vovó: observe qual o tipo de banheira o bebê se adapta melhor, qual é boa também   para o conforto da mamãe, e fique atenta com os produtos a serem usados. Na hora do banho, tudo muito NEUTRO.
E... prepare-se para o banho que seu bebê dará em você. (rs)