"De Vovó para Vovó", é um espaço criado para contar um pouco da alegria de ser avó (ô), nossas experiências e emoções, e todas as dúvidas que surgem no decorrer da convivência com nossos pequenos. "Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando...(Clarice Lispector)
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
Cuidados com o seio durante a gestação
Expor o seio ao sol de 05 a 10 minutos, antes das 10 horas ou após as 16 horas.
Ajuda a fortalecer a pele da aréola, diminuindo a sensibilidade do atrito da boca do bebê durante a sucção. Pele mais grossa, menos incômodo.
Evite esfregar bucha, escovas ou toalhas na região areolar (parte redonda e escura).
Evite lavar excessivamente, somente o banho diário basta!
Pense bem, nós mulheres brasileiras temos o hábito de não expor nossos seios; eles estão sempre protegidos, usamos o sutiã, blusa, vestidos e, portanto, não sofrem atritos, ou seja, ficam escondidos, e de repente você passa a esfregar buchas, toalhas, escovas, isso pode descamar (retirar a proteção natural da pele da aréola) e ainda deixar os mamilos doloridos ou com ferimentos.
Não existe nenhuma comprovação científica, que esfregar os seios durante a gestação previne rachaduras.
Evite usar óleos ou cremes na região areolar (parte redonda e escura).
Quando a mulher engravida, na região areolar aparece uns pontos salientes, que até parece “espinhas”; esses pontos são pequenas glândulas que produzem uma substância oleosa, já na medida certa para ajudar no preparo desta região quando o bebê for sugar. Os óleos e cremes comprados podem impedir a ação desta substância natural, além possibilitar reação alérgica e deixar a pele da aréola mais fina e sensível o que pode gerar rachaduras quando o bebê for levado ao seio.
** (Texto/imagens de "Mama Mia" - http://mamamiaamamentar.wordpress.com)**
De Vovó para Vovó: normalmente as mamães gravidinhas já sabem disso. mas sempre é bom lembrá-las para evitar qualquer tipo de problema. Dicas fáceis de seguir, não é mesmo?