Muitos bebês apresentam o nariz entupido com bastante freqüência e isso acaba preocupando as mamães. Ter o nariz entupido pode indicar desde um simples resfriado, crise alérgica, sujeira nas vias respiratórias, como também alguma doença grave. Com o nariz entupido, a criança apresenta irritação, falta de ânimo e seu desenvolvimento também pode ser afetado.
O aumento das olheiras, alterações nos dentes, falta de fôlego, insônia e problemas no coração como a cardiomegalia, são uma das outras conseqüências que o bebê pode ter por causa de um simples nariz entupido. Por isso, é preciso prestar muita atenção na respiração do seu filho.
Caso o nariz do bebê apresente entupimento por mais de 10 dias, a criança tenha um sono agitado e faça barulho nasal com muita freqüência, deve ser levado ao médico imediatamente para tratar e evitar que os problemas respiratórios evoluam.
Para melhorar a respiração do bebê e evitar que ele fique com o nariz entupido sempre, devem ser feitas lavagens nasais com solução fisiológica 0,9%, assoar o nariz da criança várias vezes ao dia, elevar o travesseiro durante a noite e evitar quarto com poeira e evitar que a criança durma com o cabelo úmido.
De Vovó para Vovó: Os cuidados e dicas de como agir quando seu bebê estiver com narizinho entupido. Agora com o frio, é comum eles terem esse problema. Cuidar, para o bem-estar do seu filho.