Olá Vovós!!
Há dois meses atrás nasceu minha primeira netinha (29/12/11).
Deixando de lado todas as emoções que envolvem um momento como este, até porque já expus tais sentimentos em meu outro blog "Vida Maria" (http://vidamaria.blog.terra.com.br/), abro esse novo espaço para trocar "figurinhas" com outras mulheres que como eu, agora trocaram de profissão e são apenas vovós babonas.
Penso em postar aqui, materiais que nos instruam em como se comportar diante desta nova situaçao.
Somos vovós, e não mais mamães dos pequeninos - mudamos nossas funções.
Sempre ouvi falar que era mais fácil ser avó do que mãe, mas confesso que tenho achado bem mais difícil. Hoje não fazemos o que queremos mas o que os papais querem.
Adeus chazinhos de camomila, adeus remedinhos de cólicas, adeus óleo no ouvidinho, adeus moeda e faixas no umbigo.
Adeus também as mamadas de 3 em 3 horas....agora o negocio é a tal da " livre demanda"...
Adeus molhar a chupeta no mel...
E o pelinho da roupa que se colocava na testa quando o tal soluço atacava para irritar os nossos lindinhos bem quando conseguiam se acalmar?
Adeus aos assopros na moleira quando o bebê se engasgava.... (rs)
E assim, ser vovó, além da alegria infinita que toma conta de todo nosso ser, é também dar adeus a toda a nossa experiência e assumir que nos tornamos meras analfabetas no assunto. Precisamos nos apressar em aprender para que não sejamos demitidas e substituídas por pessoas mais gabaritadas. (rs)
Nossos filhos, coitadinhos deles, se tudo isso que fazíamos era errado.... como não estariam?
Mas vamos lá, somos vovós modernas, e que apesar trazermos na bagagem conhecimentos ultrapassados, nós aceitamos tudo que nos é imposto pelos pediatras, pelos livros que tentam ensinar como cuidar de seu bebê e estamos muito atentas a tudo.
Na verdade, deveriam haver cursinhos para ser vovó. Com certeza eu faria todos - Graduação, Pós, Mestrado e Doutorado... (rs).
O que me leva a enfrentar tudo tão tranquilamente, é que apesar dos NÃOS, o SIM para o amor permance igual apesar da passagem do tempo e das modernidades inventadas.
Amamos tanto, que por eles, os netos, aceitamos tudo resignamente como até ouvir o choro de dor de uma cólica que insiste em incomodar. Nos resta chorar junto, muitas vezes até escodidinhos, e xingar muito, muito quem inventou que chupeta é prejudicial, colo demais dá manha, e chazinho é veneno.
Chorem meus queridos mas saibam que pelas vovós, voces jamais sentiriam dor alguma.
Dani, minha nora querida, e Renato meu filho, quero que saibam que quando escrevo aqui, não estou de forma alguma me referindo a vocês, já que voces tem me deixado ser uma vovó carinhosa e até me permitem alguma ação antiquada que pode não trazer benefício mas com certeza tambem não trará maleficios a nossa princesinha Alice..
Bem espero que outras vovós compartilhem comigo este espaço, e que aqui, troquemos nossas idéias, tiremos nossas dúvidas e mostremos ao mundo via Internet o tamanho de nossa felicidade.
Bem- vindas ao Blog "De Vovó para Vovó".