sexta-feira, 23 de março de 2012

O que eu li, sobre Cólicas



No post anterior falei alguma coisa sobre o mistério das cólicas nos recém-nascidos.




Curiosa, querendo saber mais do porquê destas cólicas levarem nossos bebês já  nos seus primeiros dias de vida a sentirem e conhecerem  o que é ter dor, consegui algumas  informações.

** A cólica do bebê é comum e esperada, porque seu sistema digestivo ainda é imaturo.

** O período mais crítico para as cólicas nos bebês ocorre entre os primeiros 15 e os 90 dias de vida.

** Antes de afirmar que o choro é provocado por cólica, deve-se observar que chorar é a primeira forma de comunicação da criança e pode ter várias razões, como fome, dor, calor ou frio.


** O choro por cólica tem algumas características específicas que podem ajudar as mães na identificação, segundo especialistas:

                    -- O bebê quando chora por cólica normalmente enruga a testinha, treme o lábio, mantém os olhos cerrados e tem o abdômen distendido".


** Recursos naturais, e eficazes, que devem ser adotados:

                   -- O primeiro deles é a mãe colocar a criança deitada de bruços sobre seu próprio corpo. Além de propiciar um momento de proximidade entre mãe e bebê, nesta posição a barriga da criança é comprimida e a própria respiração materna faz um suave movimento no abdômen do recém-nascido facilitando a liberação dos gases, causadores do problema.

                  -- A ginástica de esticar e encolher as perninhas e as massagens no abdômen também são recomendáveis porque ajudam a eliminar os gases.

                 -- Diversos medicamentos têm sido utilizados para aliviar as cólicas dos bebês, como antiespasmódicos e simeticona. Mas  como trazem efeitos colaterias devem ser evitados.

        
** Não há comprovação científica de que a alimentação da mãe tenha qualquer influência no aumento ou diminuição das cólicas, até porque, conforme as estatísticas, os bebês alimentados no peito e com leite artificial têm taxas semelhantes de cólicas.
Trata-se de um problema natural que vai desaparecendo à medida que o organismo da criança vai regularizando seu mecanismo de funcionamento.







De Vovó para Vovó: por experiência, vivenciada com minha neta neste período de cólicas, indico o produtos americano ( aprovado pela associação médica) chamado Happi Tummi®. É maravilhoso e eficaz e 100% natural. Depois darei mais detalhes e onde comprar.