"De Vovó para Vovó", é um espaço criado para contar um pouco da alegria de ser avó (ô), nossas experiências e emoções, e todas as dúvidas que surgem no decorrer da convivência com nossos pequenos. "Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando...(Clarice Lispector)
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
A importância da leitura para as crianças - PARTE 1
Enfatizando a importância da leitura para crianças, cito mais 10 livros divulgados pela Revista Crescer. (lista de 2011)
1 - O que tem dentro da sua fralda?
Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera. Um livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato. (De Guido Van Genechten (Brinque-Book – Trad. Vânia Maria Lange)
2 - O livro redondo
Bola, balão, laranja cabem numa caixa quadrada, mas são redondos como o mundo - como o nariz do palhaço, a gema do ovo, a roda da bicicleta, a lua cheia no céu. Neste livro, o autor apresenta as redondices coloridas do planeta para os pequenos leitores. ( De Caulos (Rocco)
3 - Um amor de botão
A senhorita Odete é muito croquete. O senhor Mateus, bastante educado, sempre se veste com muito cuidado. Vivendo cada um a sua própria vida, ambos perdem um botão de sua roupa preferida. Onde teria ido parar? Cada um por seu lado toca a procurar - Teriam dois simples botões o poder de enlaçar seus corações? Dois livros escondidos sob um grande coração juntos, contam a história de um amor de botão. (De Pauline Carlioz (Salamandra – Trad. Luciano Vieira Machado)
4 - Uma lagarta muito comilona
Uma lagarta muito comilona conta a história de uma lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro. Em um livro colorido, Eric Carle mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro pretende ajudar a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 5.
(De Eric Carle (Kalandraka – Trad. Miriam Gabbai)
5 - Yumi
Este livro apresenta às crianças palavras e costumes japoneses a partir de bonequinhas típicas do país. Abas que levantam, cortes no papel e outros truques complementam a história e as adivinhas sugeridas nos livros. (De Annelore Parot (Companhia das Letrinhas – Trad. Eduardo Brandão)
6 - A vida secreta das árvores
Desenhos de árvores povoam as páginas deste livro de arte e folclore da tribo gonde, da Índia central. Tradicionalmente habitantes da floresta, os gondes acreditam que as árvores são o centro da vida. Durante o dia, elas se empenham em oferecer sombra, abrigo e alimento para todos. Mas à noite, depois que todos os visitantes diurnos se vão, os espíritos das árvores se revelam. Esses espíritos luminosos são captados nesta obra. As páginas deste livro contêm reproduções em silk-screen, feitas artesanalmente sobre papel preto, de gravuras originais numeradas de Ram Singh Urveti, Bhajju Shyam e Durga Bai, três artistas da tradição gonde. Cada figura é acompanhada por um texto que introduz o leitor ao imaginário gonde, em que se integram os aspectos prático, estético e espiritual do mundo natural. (de Gita Wolf e Sirish Rao (texto) e Bhajju Shyam, Durga Bai e Ram Singh Urveti (ilustrações) (WMF Martins Fontes – Trad. Monica Stahel)
7 - Bruxinha Zuzu
A Bruxinha Zuzu é uma bruxa, claro, mas quem reparar direito vai ver que ela tem umas coisinhas diferentes. A história deste livro é contada com desenhos e não com palavra e o assunto do livro é um pouco atrapalhado, mas a culpa não é da autora, é da própria personagem. A personagem, por sua vez, diz que a confusão não é dela, e sim da bendita varinha mágica. ( De Eva Furnari (Moderna)
8 - O que é uma criança?
De Beatrice Alemagna (WMF Martins Fontes – Trad. Monica Stahel)
9 - O artesão
Walter Lara, premiado artista plástico, com vários trabalhos publicados, faz sua estreia como autor neste belíssimo livro de imagem, que nos envolve em um clima de lirismo e de realismo mágico. A partir de um tronco caído, o artesão inicia a realização de sua obra, que ultrapassa os limites da construção de um instrumento para se transformar em um elemento de inclusão e multiplicação de sua arte.
(De Walter Lara (Abacatte)
10 - Selvagem
A obra 'Selvagem' visa colocar o leitor diante de situações que exigem diferentes olhares para a leitura do imprevisível e do incomum. No decorrer da história, a perspectiva do olhar muda e, com ela, muda a trajetória dos acontecimentos. Trazendo a interrogação e várias possibilidades de interpretação. ( de Roger Mello (Global)
De Vovó para Vovó e toda a família: vamos cultivar o hábito da leitura em nossas crianças.