segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A importância da leitura para as crianças - PARTE 2









Abaixo,  mais 10 títulos de livros infantis divulgados pela  pela Revista Crescer, e que sugiro como leitura aos seus pequenos.
Sempre é bom lembrar que:  por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade e adquire cultura, conhecimentos e valores.



11 - A história do leão que não sabia escrever


O leão não sabia escrever. Mas isso não o atrapalhava, pois ele sabia rugir e mostrar os dentes. E o leão não precisava de mais nada. Até que um dia ele encontrou uma leoa... De Martin Blaltscheit (WMF Martins Fontes – Trad. Monica Stahel)



12 - Telefone sem fio


Ilan Brenman não tirava da cabeça a cena de um grupo de crianças e adultos falando um no ouvido do outro, ao brincar de telefone sem fio, e as variadas expressões - de curiosidade, alegria, estranheza - que cada um fazia ao ouvir o cochicho. Imaginou essas caras todas nos mais diferentes personagens de histórias infantis - arlequins, reis, piratas, papagaios, turistas, o Lobo Mau, a Chapeuzinho - e chamou seu amigo e ilustrador Renato Moriconi para contar essa história somente com imagens. De Martin Blaltscheit (WMF Martins Fontes – Trad. Monica Stahel) 



13- Sombra


Neste livro, a autora coloca a personagem diante das silhuetas produzidas pela Sombra. 'Desenhar' um pássaro com a mão e depois lançá-lo ao ar é o primeiro passo para que outras imagens se formem - e ganhem vida - a partir dos mais variados objetos. As sombras brincam, atravessam para a superfície iluminada e dissolvem, assim, o limite entre os dois mundos, materializado pela linha central do livro. De Suzy Lee (Cosac Naify) 


14 - A lua dentro do coco




Nesta obra, o autor apresenta a história de 'A lua dentro do coco', através de uma narrativa em versos. Guazzelli cria ilustrações ao mesmo tempo delicadas e fortes, enquanto Marcio Koprowski traz movimento e sentidos às páginas do livro.   De Sérgio Capparelli (texto) e Guazzelli (ilustrações) (Projeto) 




15 - É um livro

Ganha uma bolacha recheada quem responder primeiro a seguinte pergunta - qual o Assunto o Ano no mercado editorial? Sim, estamos falando do futuro do livro, dos tais e-books e a proposta de revolução que trazem consigo. E o que será do livro? E o que será dos direitos autorais? E o que será das prateleiras? E o que será dos marcadores de página? Sem enveredar pelas malhas da vidência, mas deixando claro que um livro é um livro e isso basta, Lane Smith criou uma história ilustrada, tanto para crianças quanto para adultos, sobre o livro.  De Lane Smith (Companhia das Letrinhas – Trad. Júlia Moritz Schwarcz) 




16 - Margarida



Margarida é uma jovem e encantadora vaca, que insatisfeita com a vida, decide ir em busca da felicidade além dos limites da fazenda. Seus amigos apontaram todos os obstáculos para conseguir ultrapassar as planícies verdejantes. Será que ela consegue? De André Neves (Abacatte) 






17 - Pato! Coelho!

Com humor e um jogo de diálogos informais entre duas pessoas, os autores lembram que, na verdade, tudo depende do ponto de vista - pode ser o pato bebendo água ou o coelho acalorado refrescando as orelhas. O pato se enfiou no brejo ou era o coelho se escondendo no mato? Quando a questão está quase apaziguada, aparece um tamanduá. Ou seria um brontossauro? 'Pato! Coelho!' pretende estimular a troca e o debate, deixando claro que, numa discussão, é importante o respeito pela opinião do outro, por mais divergente que seja. De Amy Krouse Rosenthal (texto) e Tom Lichtenheld (ilustrações) (Cosac Naify – Trad. Cassiano Elek Machado)



18 - As lavadeiras fuzarqueiras

Era uma vez sete lavadeiras muito infelizes, elas tinham montanhas de roupas para lavar, e o dono da lavanderia, seu Baltazar Durão, não era mole. Um dia, decidiram não lavar mais roupa para ele. Ficaram tão felizes por reencontrar a liberdade que ninguém podia mais com elas, até que sete lenhadores resolveram lhes dar uma lição. Mas os pobres coitados não sabiam do que uma lavadeira é capaz. (De John Yeoman (texto) e Quentin Blake (ilustrações) (Companhia das Letrinhas – Trad. Eduardo Brandão) 


19 - Gildo





Gildo é um elefante muito corajoso. Ele gosta de montanha-russa, de avião, de filme de terror e de cantar em público. Mas como quase todo mundo, existe uma coisa que o deixa apavorado... ( De Silvana Rando (Brinque-Book) 



20 - Mamãe é um lobo



O teatro foi criado pelos antigos gregos. Eles apresentavam suas peças ao ar livre. Muitos séculos depois, Isabela descobriu que podia fazer teatro em qualquer lugar. Num sábado à tarde, depois do almoço, algo extraordinário aconteceu na sala da casa dessa menina sonhadora. O que será? ( De Ilan Brenman (texto) e Gilles Eduar (ilustrações) (Brinque-Book) 







De Vovó para Vovó, mamães, papais, titios:  a partir dos 6 meses já comecem a ler para seu bebê, e observem o quanto eles gostam e ficam atentos.