Comportamento choroso e irritadiço, falta de apetite, febre baixa e fezes mais amolecidas normalmente são sinais de que os primeiros dentes do seu bebê estão nascendo. O surgimento da dentição ocorre geralmente quando o pequeno atinge os seis meses de idade, e a erupção na gengiva pode ser bem desconfortável, por conta da dor e coceira. O incômodo só acontece na primeira dentição, e o bebê sofrerá com as dores sempre que um dente novo estiver nascendo".
Siga as dicas dos especialistas e veja como aliviar as dores dos primeiros dentes do bebê.
Dica 1- Mordedores
Durante esse período, os bebês sentem necessidade de morder mais, para ajudar a rasgar a gengiva. A coceira também pode fazer com que eles sintam vontade de ficar constantemente mordendo algo, por isso, o ideal é comprar mordedores feitos especialmente para essa fase, disponíveis em diferentes cores e tamanhos. Outra dica é guardar os mordedores na geladeira - sempre muito bem higienizados - pois a temperatura mais baixa ajuda a anestesiar e aliviar a dor.
Dica 2- Gel anestésico
Se a criança estiver sofrendo muito com a dor, é possível fazer uso de géis anestésicos próprios para o bebê. Após lavar as mãos, aplique um pouco do gel no seu dedo e massageie a gengiva do bebê. É bom lembrar que o alivio não é duradouro, e quando o efeito do gel passar o bebê pode voltar a reclamar.
Dica 3 - Massagens na gengiva
Se você não quiser comprar o gel, apenas a massagem nas gengivas já proporciona um alívio no incomodo que o bebê está sentindo. Envolva o seu dedo em uma gaze embebida em soro fisiológico gelado, para potencializar o alívio, lembrando da importância de higienizar as mãos antes de colocá-las na boca da criança, para ele não correr o risco de contrair infecções ou doenças.
Dica 4 - Dedeiras de silicone
Muitas mães usam as dedeiras de silicone para higienizar as gengivas do filho após a amamentação, enquanto os dentes ainda não nasceram. "Esses instrumentos também funcionam como ótimos massageadores quando o bebê reclamar, e podem inclusive auxiliar na aplicação do gel", diz o cirurgião dentista Mario Groisman, da Academia Brasileira de Odontologia.
Dica 5 - Não deixe de higienizar
A higiene da boca deve ser feita desde os primeiros dias de vida, usando uma gaze umedecida para limpar a região. Quando o bebê começar a comer, deve ser feita uma escovação suave com uma dedeira de silicone. Se causar desconforto à criança durante o nascimento dos dentes, é possível dispensar a dedeira e usar apenas a gaze umedecida e fervida, como nos primeiros dias. Após a erupção, quando o pequeno começa a sentir coceira nas gengivas, a recomendação é voltar a utilizar a dedeira, que une higiene e alívio. Nascendo um numero maior de dentes, comece a passar uma escova macia apenas com água ou com creme dental sem flúor.
É normal que a criança sinta menos fome enquanto os dentes estiverem nascendo, por conta da dor. No entanto, é importante prosseguir com a alimentação para manter o sistema imunológico do bebê forte. Prefira manter uma alimentação pastosa e em temperatura fria.
Dica 7 - Tire o foco da dor
Se você perceber que o bebê se queixa muito, tente distrai-lo com brincadeiras, além de utilizar os mordedores e massagens. Manter o bebê ocupado com outras atividades fará com que ele esqueça momentaneamente a dor, cessando as reclamações.
**** (Texto retirado do site minhavida.com)****
De Vovó para Vovó: não é de ter pena dos nossos pequenos? tão pequeninos e já sofrendo? que mal estar não traz a eles, o nascimentos dos dentinhos. Mas precisamos ter paciência.