quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Calculadora Escolar - gastos extras que surgem quando seu filho está na escola


Com um filho em idade escolar, seja na rede pública ou na privada, várias despesas extras se somam ao orçamento familiar. Excursões, teatro de fim de ano, aniversários de colegas de classe, festa de formatura... A lista de eventos ao longo do ano é grande. Para não comprometer a renda, os pais devem fica atentos e planejar os gastos.

"Além de matrícula e mensalidade, no caso de escolas particulares, pais e mães devem separar um dinheiro para as atividades escolares, e ele deve fazer parte do dinheiro que é reservado ao lazer da família", diz Samy Dana, professor na Escola de Economia de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Sem dinheiro, sem culpa

A psicanalista Silvana Rabello, professora da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, afirma que é preciso ensinar sobre o limite imposto pela falta de recursos. "É fundamental na educação da criança ensiná-la a lidar com o dinheiro. Os pais têm receio, mas isso é algo que pode ser dito com a maior tranquilidade e sem sentimento de culpa. Afinal, a maioria das pessoas não pode ter tudo", declara a especialista.
Crianças menores de cinco ou seis anos podem ter dificuldade para compreender que a falta de dinheiro impede a realização do passeio com a escola, mas devem ser ensinadas mesmo assim, segundo a psiquiatra da infância Ivete Gattás, coordenadora da Upia (Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência) da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Também é importante tentar compensar o filho com outras coisas que não são necessariamente dispendiosas. Dá para trocar a participação no teatro de fim de ano da escola, que geralmente requer uma fantasia caríssima, por uma sessão de cinema em casa com os colegas de classe, por exemplo. "Deve-se mostrar que você não está tirando algo porque quer. Que está disponível para fazer coisas legais para a criança", afirma Ivete.
** Fonte: Ludmilla Ortiz Paiva - Do UOL, em São Paulo 



De Vovó para Vovó: realmente não é pequena as despesas que se tem com os filhos no colégio. A cada dia aumenta mais a lista de materiais, fora o que pedem além dos materiais. É um absurdo, todo mundo reclama, mas todos compram, e ai, nada muda e nem mudará. Coragem papais e mamães!!!!