quinta-feira, 21 de março de 2013

Alice e a Calopsita




Alice todos as manhãs, para a minha alegria, vem para a minha casa. Quando ela chega, não chama pela  Vovó. Sai do carro do papai e já começa a chamar a " Bé".
Bé é a Bela, uma calopsita que ela ama e, inclusive, foi uma das primeiras palavrinhas que ela aprendeu a balbuciar.
Do quarto ouço ela dizer: Bé, Bé... entao pulo da cama e vou ao encontro dela.
Parece que o bichinho já a conhece porque começa a cantar e assobiar alegremente.
Pego Alice do colo do papai, e juntas damos comidinha e renovamos a água da gaiola. Fazemos isso desde que ela já tinha seus 5, 6 meses de idade. Talvez por isso ela, goste tanto do bichinho e já acostumou com esse rotina diária. Quando tiro a Bela da gaiola, ela fica louquinha. Colocamos ela sobre o armário onde fica a TV, e ali ela fica acompanhando os nossos movimentos.
Uma exibe-se para a outra.
Alice conversa, num linguajar por mim indecifrável, canta, dança, desfila, e mostra a roupa, enfim, faz para a Bela todo o repertório de gracinhas que ela já sabe fazer.
A outra, mexe a cabecinha, pia muito alto, depois mais baixo, bate as asinhas, e acaba sempre voando da estante para o sofá.
Quando está caminhando no chão, Alice vai atrás dela, querendo pegá-la, e eu corro atrás das duas para que não se machuquem.
É uma canseira, mas tudo vale a pena, porque acho apaixonante ver e sentir essa interação da criança com o animal. É lindo!!!!.



De Vovó para Vovó: o amor dos animais pelas crianças é lindo. A recíproca nem sempre é verdadeira. Por isso acho muito legal ensinar à criança a ter carinho pelos  animais.