sexta-feira, 16 de março de 2012

Urgente: preciso aprender a fazer guloseimas...



Quando eu era uma menina, adorava ir à  casa de minha Vó.
Fui crescendo, fiquei uma mocinha e depois uma mulher, e mesmo assim, ainda adorava estar lá,  no aconchego que só uma casa de vó sabe nos dar.
Além de toda a família  lá reunida, sempre tinham  muitas coisas  gostosas, mas gostosa demais, para se  comer. E tudo feito por ela.

A massa caseira que ela fazia, era algo indescritível.
E a galinha caipira? Ensopada com aquele tempero que nunca esquecerei, e ainda como complemento, a polenta cortada em fatias  com linha.... Dizem até hoje, que esse é o ponto certo da polenta.  Uhmmmmm....que fome!!!!

E os doces de figo? Figo em calda, estão ligados? Meu Deussssss!!!!!
Na nossa família, diziam que quando aparecia um pretendente para as netas e que ele  comesse o tal doce de figo da nona,  era imediatamente fisgado.
E sabem? sempre deu certo.  Ahahahah
Arranjávamos um namorado e lá íamos nós.... nonaaaaaaa, doce de figo para ele por favor, que estou apaixonadíssima e não quero perdê-lo.
E assim, tudo na casa da vó, era mágico.  Desde o carinho, a união da família,  como também as "comidinhas" feitas por ela.

E tinha mais....
Os bolos,  as fatias douradas, os cavaquinhos....
Nossa... tudo era  bom demais. Lembrei dos bolinhos de chuva... aiiiii que saudade me deu dela.

As vovós de antigamente tinham uma vida diferente - eram apenas donas de casa, e por isso se deliciavam preenchendo seu tempo fazendo guloseimas para a felicidade geral da nação... nação Serafim / Meller.
Mas a razão maior de todo esse amor à culinária, era poder receber aos filhos e netos com quitutes que ela sabia fazer como ninguém.

Ah... eu quero que minha casa seja assim também. Mas preciso URGENTE, entrar numa aula de culinária. Porque se continuar assim, meus netos não vão ter aquele prazer todo que eu, nós tínhamos de ir passar as tardes com nossa vovó.

Como  a vida atualmente  é tão corrida, que pelo menos nos domingos, tenhamos quitutes deliciosos para servir aos nossos netos. Ou estarei errada?
Sempre fui tão prática... pra quem aprender a cozinhar se atualmente tem tudo pronto?
Mas acho que começo a repensar meus valores. Acho que vou querer sim, todos a minha volta se deliciando com minhas invenções. Eu tenho a impressão que vou me sentir orgulhosa e muito feliz!

Na verdade quero que meus netos saiam da casa da vovó, bem assim, como a imagem abaixo:
Que me desculpem as nutricionistas e todos da área da sáude.
Ah.., é só um dia da semana!!!!!!





De Vovó para Vovó:  o que acharam da minha idéia?