sábado, 5 de maio de 2012

Fim da licença maternidade...



Nosso bebê, que vem ser a minha linda netinha, está com 4 meses e uma semana.


A mamãe retornou ao trabalho, nesta última sexta-feira dia 4 de maio, pois chegou o fim, da licença maternidade.
Todos ( a mamãe, papai, vovó, titios, Dinda) ficaram um pouco triste, com essa separação de Alice com a mamãe, mas a vida continua e modéstia a parte, garanti aos papais que neste primeiro ano, eu ficaria todas as manhãs com ela, e promessa é dívida, portanto, vou ficar, e vou saber cuidar e dar muito carinho a ela.
Tudo foi bem progamado e seguimos todas as fases traçadas pela mamãe que é muito bem organizada.
Há 2 semanas atrás, passei pelo estágio supervisionado.
Alice ficava comigo, eu era quem cuidava, mas a mamãe ficava por perto sem que o bebê a visse ou ouvisse sua voz e ela ia me dando as diretrizes, tipo: esse chorinho é de fome, esse é sono, esse de certeza é de dengo, e mais detalhes como, troca de fralda, não esqueça da pomada para prevenir assaduras ( ai eu sempre esqueço), como fazer a mamadeira, enfim, um milhão de orientações, para que quando eu estivesse só, saberia me virar diante de qualquer tipo de imprevisto.
Tudo correu bem, tudo deu certo e fui aprovada nesta primeira etapa.
Na outra semana, passei pelo teste do estágio sem supervisão - Eu sozinha, ou melhor, apenas eu e o meu anjinho.
Confesso que me deu um medinho. Mas já conhecia os tipinhos de choro, já sabia como lidar com ela, do que ela gostava ou não...
Enfim, tudo deu certo e novamente fui aprovada... (rs)
Parece fácil não??? Mas não é não... a criança mesmo assim tão pequenina, já sabe o que quer, o que gosta e preciasmos respeitar, não é verdade? Até porque, se ousarmos fazer algo diferente... nossa!!!! ela chora muito e grita... sim ELA GRITA MUITO. (rs)
Então, para que nada saia contra a vontadinha dela, já sei quais os desenhos que ela prefere na TV, sei que ela adora tomar banhinho de sol aninhada em meus braços, sei também que ela gosta muito de passear no carrinho, e repito, chora muito, muito quando é contrariada.
Mas como contariar nossa pequena se ela que desde o dia 29/ 12 manda em mim e em todos nós?
´Neste último dia 4/12, oficialmente ela ficou aqui, pela 1ª vezcomigo e tudo correu muitíssimo bem.
Dei" dedeirinha", troquei a fraldinha ( 3 vezes), dei banhinho de sol, depois passeei com ela no carrinho... e ela canta..., não é um encanto?
Mas confesso que por mais experiência que possamos ter, ficamos inseguras. É o receio de que possamos fazer algo errado, sei lá... é um medo mesmo. Parece que quando eu tinha meus filhos não era assim tão apavorada.

E as mamães???? Ah, as mamães...


É normal que vpcês também tenham uma enorme insegurança de deixar o bebê com outra pessoa, sejam os avós, os professores da escolinha ou uma nova babá.


Mas não adianta ficarem se culpando, minhas queridas.


 
Você e seu bebê são duas vidas diferentes, e você vai ter de fazer coisas longe dele, não só agora, mas a vida toda.

 
Essa separação vai ficando mais fácil conforme o tempo passa e você passa a também aproveitar os momentos em que não está no papel de mãe.


Dessa forma tanto você quanto o bebê vão ficar mais seguros na hora em que tiverem que ficar separados por mais horas.

E para as todas as mamães que trabalham fora do lar, que tem uma profissão, um conselho não de vovó, mas de MULHER.

** Se tudo estiver correndo bem, o bebê é saudável ( que é o mais importante), continue com esse tipo de ocupação.

 
** Saia de casa, tenha um momento só seu, estude, se preocupe com seu intelecto, trate de sua independência porque isso só irá gerar SEGURANÇA EM VOCÊ.

** Não desista e nem tampouco desanime, porque se você estiver bem, tudo a sua volta, Filhos, marido, mas o mais importante, VOCÊ MESMA ESTARÁ BEM.

  
De Vovó para Vovó: Não acham que estou certa em dar esse conselho às mamães de hoje? O mundo é outro, a vida está totalmente diferente de quando fomos mães, e sabemos, por mais que tenhamos sido e somos felizes, faz falta sim, uma atividade fora do lar.