quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gestante pode pintar o cabelo?





"Durante a gravidez, um dos assuntos que mais gera dúvidas entre as mulheres, principalmente as mais vaidosas, é se a gestante pode pintar o cabelo ou não. As tinturas contêm em sua formulação substâncias como o iodo, que são absorvidas pelo couro cabeludo, por ser uma região bastante vascularizada, e podem ser prejudiciais tanto para o feto como para a futura mamãe.
Entre os especialistas há certas divergências quanto ao uso de tinturas durante a gestação. Boa parte dos profissionais recomenda o uso de tinturas somente após o terceiro ou quarto mês de gestação, quando as chances de más-formações do feto diminuem. Outros reprovam o uso de produtos químicos nos cabelos em qualquer fase da gestação, já que há muitas tinturas que não apresentam grande quantidade de iodo, mas ainda sim podem trazer riscos.
Na dúvida, o indicado é que a mulher não se submeta a nenhum processo químico nos cabelos durante a gravidez, já que neste período o corpo passa por diversas transformações e absorve com mais intensidade algumas substâncias. Até mesmo as mulheres que nunca tiveram problemas com as tinturas e outras químicas antes podem apresentar algum tipo de alergia ou irritação, tudo por culpa dos hormônios.
No entanto, alguns médicos indicam o uso de produtos naturais para as mamães que não abrem mão das tinturas, como a henna ou as mechas e reflexos, que são processos de tintura feitos com uma touca protegendo o couro cabeludo dos produtos químicos.
Não há ainda estudos suficientes que comprovem que as tinturas sejam prejudiciais durante a gestação, mas todo cuidado é pouco. Por isso, o ideal é que a mãe evite se submeter a processos químicos muito agressivos, principalmente nos primeiros meses de gravidez e consulte um médico de confiança para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Afinal, mais importante que ficar bonita e com os cabelos pintados é cuidar da saúde do bebê para que ele nasça forte e saudável."




De Vovó para Vovó: Toda atenção é pouca em relação a algumas mudanças em nossa rotina quando estamos esperando bebê. Toda a preocupação deve gerar em torno da saúde do bebê e da mamãe.