A audição é um dos sentidos importantes para o desenvolvimento do bebê, principalmente para o início da linguagem. E é através dela que a criança desde o ventre da mãe descobre o sentido dos sons a partir do quinto mês de gestação. A criança é capaz de escutar os sons do corpo da mãe e sua voz. Qualquer perda auditiva durante a fase de desenvolvimento impede a criança a receber informações sonoras adequadamente, que são essenciais para o desenvolvimento da fala.
A importância do teste da orelhinha é muito grande e deve ser realizado no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Ao contrário do teste do pezinho, o de orelhinha não é preciso furar a orelha da criança para examinar. Imprescindível para todos os bebês, principalmente para aqueles que já nascem com problema auditivo, este exame é realizado através de uma colocação de fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade, recolhendo respostas que a orelha interna do bebê produz.
Caso o teste seja feito rapidamente e tenha um diagnóstico que indica problemas, com intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade é possível desenvolver uma linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.
De Vovó para Vovó: cá entre nós, temos que aplaudir de pé os avanços da medicina, não é verdade?