domingo, 13 de maio de 2012

A rotina matutina desta Vovó










Meu dia começa muito cedo!!!

Quando acordo diariamente, ainda é madrugada.
Como é muito escuro  fico  deitada em minha cama,  olhando  através da janela para aassistir o grande espetáculo que é o amanhecer.
Fico atenta ao canto dos pássaros porque são eles os  despertadores da natureza.
É lindo não é?
Cada qual com seu cantar diferente, eles dão início  as suas funções, e uma delas  com certeza,  é acordar o  mundo. 
É impressionante!  Não falham nunca. Não tem pilha ou bateria que acabe, não tem horário com atraso, não tem absolutamente nada que os impeçam de cantar.


Eu quero ser assim!!! Não quero que nada me impeça de  cantar.
Cantar no sentido de viver, de ser feliz.
Nada e ningúem nunca ousou me deter, e acredito que quem me conhece bem,  sabe que nada me convence a fazer algo diferente daquilo que planejei.


Quando percebo que já está claro e não há perigo de  sair para minha caminhada, lá  vou eu.
Confesso que  na verdade caminhar não me atrai em nada.  Dentre todas as atividades físicas, essa ainda á que mais tolero... tolero!!!
Já teve época de eu caminhar com dois relógios. Um com horário normal  e outro adiantado em uns 10 minutos.
Saía de casa com o horário certo e sempre voltava com o  horário adiantado. Eu mesmo me enganava,  que vergonha!!!.
Mas vou... como falei, nada me detém, nem a tal da D.  Preguiça que insiste em ser minha melhor amiga.


Hoje quando cheguei da minha tortura, morta e de " bofe de fora",  minha pequena já estava  chegando para meus cuidados.
Todas as manhãs, essa vovó cuida da Alice, para os papais   irem trabalhar.
Faço por opção, porque a amo e ela  é uma paixão.

No nosso passeio de hoje, seguimos novos caminhos e a levei para  sentir o gostinho das compras. (rs)
Fomos visitar a Hoby Presentes, e lá, com apenas 4 meses de  idade,  os olhinhos dela brilhavam ao ver os objetos diante dela. As perninhas não paravam, as mãozinhas querendo pegar tudo, chegava dar gritinhos de alegria.
Ela sorria com os olhos. Lindo de ver.
 Muita cor, muito movimento, muitos sons,... um festival de maravilhas.


E sabem vovós e mamães?   é isso que devemos dar a nós e em  consequência a  eles, nossos filhos/ netos.
Coisas simples, como um passeio em torno de casa, na rua em que moramos,  no bairro, conversando, cantando baixinho, e apresentando a eles tudo  o que é visto, dando os nomes e           suas funções.
Olha aqui Alice: isso é uma " vávoli"... ( uma árvore)...e aqui... olha só que tantas "pantinhas"... "xaxarinhos" voando... ichhhh... olha a "  boboleta"  toda "cololidinha"....  e assim vamos dialogando, porque ela também emite sons, como se estivesse entendendo tudo e me respondendo.
Esse vocabulário comum quando nos dirigimos às crianças, considerados errados pelos estudiosos, é próprio de cada vovó e sinceramente, sendo errado ou não, é uma delícia só. Nós duas começamos a nos entender.
Já são mini aulinhas que damos às crinaças, sobre o que é a natureza nestes passeios ao ar livre.
 É muito show!!!


Ontem  no nosso passeio matinal, mostrei a ela a também,  casa da Vovó Duda e do Vovô Barata ( bisavós dela).
E agachada, bem perto do rostinho dela que estava no carrinho, eu contava baixinho o quanto eles foram maneiros, os quanto eles curtiam os filhos e os netos e o quanto o papai  dela brincava e se divertia naquela casa onde reinava só  alegria e muita magia.


É isso... essa é a minha rotina matinal. Fora é claro, troca de fraldas, mamadeiras, e o acalento de algum chorinho.





De Vovó para Vovó:  Agora a tarde, vou cuidar de mim.
O que vou fazer ainda não sei. Mas vai ser algo que me dará prazer. Porque assim, amanhã estarei pronta para enfrentar mais uma manhã repleta de emoções. Vamos Vovós, bater perna por aí?