"De Vovó para Vovó", é um espaço criado para contar um pouco da alegria de ser avó (ô), nossas experiências e emoções, e todas as dúvidas que surgem no decorrer da convivência com nossos pequenos. "Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando...(Clarice Lispector)
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Teste do Pezinho: Pra que serve?
As mamães certamente não gostam de ver os pequenos chorando na hora de levar aquelas picadinhas de agulha, seja para tomar as vacinas ou para fazer o teste do pezinho. Mas apesar da aflição de ver a criança aos prantos, vale a pena saber o que este exame pode fazer pelo seu bebê e reconhecer a sua importância.
O teste do pezinho é muito importante para diagnosticar precocemente algumas doenças e impedir que elas se manifestem. Esse teste deve ser feito entre a terceira e a sétima semana de vida do recém-nascido e nunca feito antes de 48 horas do nascimento.
O procedimento para o teste do pezinho é muito simples. Com uma agulha, retira-se algumas gotas de sangue do pezinho da criança, na altura do calcanhar. O sangue é colocado em um cartão que contém um papel filtro. Após 3 horas da coleta, o material seco é encaminhado para um laboratório para a realização do exame.
A importância do exame de pezinho é de identificar o mais breve possível doenças que podem levar a complicações mentais e atrasos no crescimento da criança.
É importante que as mães saibam que o teste do pezinho é obrigatório e gratuito.
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que todos os hospitais e serviços de saúde realizem gratuitamente o exame.
De Vovó para Vovó: Quando nossos filhos eram pequenos, não existia esse teste. Um VIVA aos avanços tecnologicos na área da saúde.