quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Festas de final de ano

Dicas de como receber nas festas de final de ano - seja uma boa anfitriã

Espero neste meu post,  lhes passar  super dicas tiradas da Revista Casa e Jardim que ajudarão muito nessa época de festas. São confraternizações de todos os lados, amigo secreto do trabalho, dos amigos, Ceia de Natal, Almoço de Natal, Reveillon... e tudo isso sempre vem regado a muitos comes e bebes!

Muitas vezes essas confraternizações acabam acontecendo na nossa casa e estar atento a pequenos detalhes demonstram nosso cuidado e carinho com os nossos convidados.
Foi quando li essa matéria na Revista Casa e Jardim que logo lembrei de compartilhar aqui essas dicas, a meu ver,  super valiosas. 


Bebida sob medida

Não é difícil achar na internet fórmulas de cálculo de bebidas. Além dessas referências, entretanto, é preciso avaliar o perfil de seus convidados e a ocasião. Vai ser um almoço com três horas de duração ou daqueles que acabam emendando como jantar? Que opções agradam à maioria dos convidados? “Servir caipirinha, uísque, champanhe, vinho, cerveja, tudo, é até deselegante”, avisa a banqueteira Aninha Gonzalez. Em vez de montar um balcão etílico que mais parece balada de república estudantil, feche em algumas poucas e boas opções. Aninha orienta seus clientes a escolher as bebidas de acordo com a estação: “No calor, cerveja cai superbem, mas no inverno, não”. Claro, isso não é regra. Se o seu público não passa sem uma cervejinha gelada, não é o termômetro que vai estragar o brinde.


Atenção às minorias

Vegetarianos, alérgicos, intolerantes a lactose... Para ninguém passar fome, pergunte antes se os convidados têm restrições alimentares ou providencie curingas para servir no dia.


Para que complicar?

Uma entrada (que pode ser uma salada), uma carne com um acompanhamento, mais uma segunda opção, como uma torta ou uma massa, é o menu mais enxuto possível para um jantar, diz a banqueteira Aninha Gonzalez. Resista à tentação de estrear aquele prato incrível no dia D. “Inventar misturas agridoces, combinações mirabolantes ou testar novas receitas pode não dar certo em dia de festa”, alerta Aninha. Mais do que elaborações complicadas ou itens caros, o essencial é usar ingredientes de qualidade. Servir uma salada de mussarela de búfala, manjericão e tomates, comum bom azeite e um pão italiano, é simples e delicioso.

Luz especial

Iluminação bem pensada é fundamental para deixar a sala de todo dia com cara de festa. Apague as lâmpadas do teto e dê destaque às luzes indiretas. Crie spots no chão, virando o abajur para a parede. Espalhe velas pela casa – você pode até alugá-las em empresas especializadas. E improvise: copos e taças podem se transformar em lanternas e ganhar cúpulas de papel. “Na festa de uma cliente pianista, usamos cones feitos com partituras para cobrir taças com velas”, conta Estela Curiori, do Caraminholando
- Atelier de Festas.
Natal é tempo de luz, literalmente. Eu que já adoro vela e acho que elas deixam qualquer jantar com um clima super gostoso, acho que no Natal elas são fundamentais. De tamanhos e cores diferentes, costumo espalhar velinhas pela casa toda na noite de Natal, deixando um clima bem gostoso para nossos convidados. As luzes da árvore de Natal também são fundamentais ao entardecer elas já devem ser acesas.


Hi-lo na mesa

Sabe o conceito fashion de misturar peças de grife com outras mais simplesinhas? Também vale na hora de montar uma mesa. “Com critério e criatividade dá para misturar copos americanos a taças e louças brancas compeças antigas. Fica até mais interessante”, garante a jornalista Chris Campos.


Louça sem falta

Não se iluda achando que os convidados vão usar o mesmo copo a noite inteira. Se a lista tem 30 convidados, é preciso providenciar mais do que 30 pratos, 30 copos e 30 pares de talheres, principalmente se não houver um serviço de copeira eficiente. Organize-se para ter, ao menos, dez peças a mais de cada item. Se preciso, alugue materiais.


Lavabo no capricho

Esse espaço das visitas pede um cuidado especial. Equipe o lavabo com sabonetes, vela cheirosa, várias trocas de toalha e um kit emergência, com remédios para dor de cabeça, absorventes, fio dental e afins. Se possível, peça para um funcionário vistoriar se está tudo em ordem durante a festa. “Flores como lírios e angélicas são ideais para o lavabo, porque mantêm o ambiente sempre cheiroso”, indica o florista Vic Meirelles. Se quiser dar ares de superprodução, forre o chão com ramos de ciprestes.


Festa em todo canto

Além da mesa, o resto da casa também merece ser “vestido” para o grande dia. Espalhe flores ou velas pelos ambientes e dê novas funções aos móveis. Uma estante pode servir de aparador, por exemplo. Use mesas de centro e laterais para acomodar copos, bandejas e pratos. Objetos de valor sentimental e bibelôs devem ser guardados para não correr o risco de quebrarem. Mas, caso isso ocorra, aja com naturalidade para que seu convidado não fique – ainda mais – constrangido.
.


Solta o som, DJ!

Música é essencial. Por isso, além de se preocupar com o cardápio e com a decoração, gaste algumas horas montando uma trilha sonora para o evento. Em festas pequenas não é preciso alugar equipamento profissional nem contratar DJ. Se confiar no bom gosto musical dos amigos, dá para pedir para eles trazerem um miniplaylist no iPod. No final, o set da festa, gravado em CD, pode virar até um mimo para os convidados.


Boa vizinhança
Por fim, mas não por último, faça um agrado aos vizinhos. Um vaso de flor, uma garrafa de vinho, uma caixa de bombons ou um bolo feito por você, com um bilhete simpático, avisando que haverá bagunça durante a noite, é uma medida simples que pode evitar muitos atritos.
(Fotos: Casa e Jardim Notícias on line e Google)
(Texto: Casa e Jardim Notícias on line)



De Vovó para Vovó: Com todas essas dicas dá para fazer uma noite super agradável, não é mesmo? Espero que tenham gostado e que muitas dessas dicas possam ser usadas na noite do Natal.
23 de dezembro, retorno com meu último blog do ano de 2012, que será sobre o aniversário de um aninho de minha neta Alice. Até lá.