segunda-feira, 28 de maio de 2012

Farmacinha do Bebê




Ter cuidado e atenção com o bebê nunca é demais. É importante que os pais estejam preparados para qualquer eventualidade desde os primeiros dias de vida do bebê. Por isso, ter uma farmacinha básica em casa facilita na hora de imprevistos. Saiba quais são os itens necessários para qualquer emergência.


1 - Algodão. O produto pode ser usado em ferimentos, limpezas da pele e aplicação de antissépticos. Ter um pacote em casa já é suficiente.             

2 - Ataduras de crepe. São usadas em curativos, para cobrir os ferimentos. Uma unidade é suficiente para a farmacinha básica do bebê.             

3 -  Soro fisiológico 0,9%. Item essencial na farmacinha, serve para limpar ferimentos da pele, os olhos e secreções nasais. Um frasco de 250 ml de soro é suficiente

4 - Esparadrapo. Geralmente é utilizado para a contenção de curativos, prendendo a atadura de crepe. Ter um rolo em casa é suficiente


5 - Água oxigenada 10 volumes. Utilizada para a desinfecção de ferimentos, um frasco basta para a farmacinha básica do bebê

6 - Antissépctico. Para limpar ferimentos e outras lesões superficiais, é importante ter na farmácia básica um antissépctico com a substância ativa digluconato de clorexidina. É recomendável ter um frasco do medicamento em sua forma líquida ou em spray.


7 - Pomada para assaduras. Ter ao menos um tubo é essencial para a farmacinha básica. Além de combater as assaduras, ela hidrata a pele delicada do bebê


8 - Paracetamol líquido. O medicamento é utilizado como analgésico e antitérmico. Ele reduz a febre e promove o alívio temporário de dores. É importante ter um vidro com 100 mg/ml - mas o pediatra sempre deve ser consultado antes de qualquer dosagem

9 - Dimeticona em gotas. O medicamento ajuda os gases a serem eliminados mais facilmente, diminuindo o desconforto da cólica. A dosagem deve ter a orientação do pediatra

10 - Curativos. Itens necessários para a farmacinha de qualquer criança, os curativos são utilizados em pequenos ferimentos e escoriações. Tenha sempre uma caixa em mãos


11- Gazes. Utilizadas para limpeza e proteção de ferimentos e queimaduras, as gazes são itens essenciais na farmacinha do bebê. É recomendável ter ao menos cinco pacotes em casa


12 - Cotonetes. Além de serem utilizados na higiene do bebê, são muito úteis para a aplicação de curativos e remédios, como antissépticos. Tenha ao menos uma caixa em casa.




De Vovó para Vovó: Na casa da Vovó também deve ter uma farmacinha. Te liga, Vovó!!




sábado, 26 de maio de 2012

Obrigada de Coração (2)



Olá galerinha que me visita nesse meu, nosso espaço.


Hoje,  26/05/2012, fazem quatro (04) meses que postei o primeiro texto aqui no  blog,  "De Vovó para Vovó" .
Recebi, desde então,  2050  visitas.
Percebo uma maior participação nos comentários, continuo recebendo e-mails,  e tenho gostado demais de escrever sobre esse assunto que envolve a alegria de ser vovó. 

Meus agradecimentos e meu abraço a todos vocês, vovós, vovôs, papais, titios, padrinhos, que por aqui passam, como também a participação de amigos(as) que vovós ou não, que me seguem não só como leitores mas enviando também suas estórias e dicas sobre o que escrever.


Obrigada de Coração pelo carinho.

 


De Vovó para Vovó: estou feliz com as duas minhas atuais profissões:

* Vovó - tudo de bom.
* Blogueira  -   tem me dado muita satisfação, novos amigos, pesquisas, troca de    informações.
E vocês fazem parte disso!




sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que levar para a Maternidade?










Chegou a hora de arrumar as malas e se preparar para a ida à maternidade. Mas para isso é preciso saber o que levar e não acabar levando muita coisa que não será útil e esquecendo o principal.
Saiba o que é necessário e essencial para a hospedagem da futura mamãe e do bebê no hospital.

Para que não haja confusão, é aconselhável que a mamãe arrume  malas separadas, uma para ela e outra para o bebê.



**  O que levar para você:

 • Camisolas ou pijamas com abertura na frente para facilitar a amamentação (pelo menos três - eles podem sujar por causa do sangramento pós-parto). Tem gente que prefere roupas confortáveis de ficar em casa, em vez de pijama.

• Calcinhas grandes e confortáveis, já "testadas", de preferência as que você já está usando na gravidez. Você vai ter de usá-las com absorventes enormes, seja parto normal ou cesárea. Leve cinco pelo menos.

•Penhoar para andar pelos corredores do hospital depois do parto e para receber visitas

• Chinelo ou sandália de dedo

• Meias

• Sutiã de amamentação

•Conchas ou absorventes para os seios

• Produtos de higiene pessoal como escova, xampu, condicionador, sabonete, escova de dentes e pasta (a maternidade pode até oferecer, mas você vai preferir os produtos a que já está acostumada). Leve também um batonzinho, afinal vai ser inevitável você sair nas fotos e filmagens :)

• Absorventes - lembre-se de que é normal ter sangramento depois do parto (tanto vaginal como cesárea). Os hospitais costumam fornecer absorventes, mas leve pelo menos uma embalagem do tipo noturno, se você tiver uma marca preferida.

•Roupas para a saída do hospital que sejam folgadas e bem confortáveis, já que a barriga de grávida não some de um dia para o outro!

• Máquina fotográfica e pilhas extras

• Filmadora e carregador de bateria, se tiver

• Livros e revistas

• Lembrancinhas e enfeite de porta, se tiver preparado esses itens com antecedência. Se não, não se preocupe, eles não são essenciais.

• Lista com os telefones das pessoas a serem avisadas do nascimento



 
**  O que levar para o Bebê:


• 6 macacões tamanho RN
• 6 bodies ou camisas tipo pagão
• 6 calças com pé (mijão)
• 1 manta de algodão
• 2 xales de linha ou lã (pode ser um só, especialmente se estiver calor)
• 2 casaquinhos de lã, de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça
• Fraldas de tecido para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar
• 6 paninhos de boca
• 6 pares de meias, se estiver muito frio

É bastante roupa, mas os hospitais pedem roupinhas reservas para garantir que não haja imprevisto.
Lembre-se de lavar tudo antes com sabão de coco ou neutro e de separar as roupas que sejam adequadas para a época do ano. É verdade que os bebês ao nascer precisam ser mantidos em temperatura mais quente, mas não exagere nos agasalhos, porque eles podem deixar seu filho desconfortável. Se estiver na dúvida, peça orientação às enfermeiras da maternidade nas primeiras trocas.

As maternidades preferem que os bebês não usem lacinhos nem pulseirinhas, que podem acabar se perdendo nas trocas.

Atenção: Além da mala, na hora de sair de casa há outros itens que você deve se lembrar de pegar.

Faça uma lista e deixe bem visível para verificar, na pressa de sair, se não esqueceu nada:

• carteirinha do plano de saúde
• cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal
• documentos pessoais.


 Para evitar correria e esquecimento,é aconselhável deixar a malinha do bebê pronta alguns dias antes do dia marcado para sua chegada, pois nunca se sabe se a criança irá chegar antes do previsto.




De Vovó para Vovó:  Com tantos preparativos finais, talvez seja uma boa idéia imprimir a lista a seguir de itens essenciais para não esquecer de nada.








quinta-feira, 24 de maio de 2012

Monitoramento do futuro

Projeto pretende criar tatuagem que monitora a gestação em tempo integral



Monitoramento do futuro
O sensor é como um adesivo na barriga

Já pensou em ficar em casa, enquanto seu médico recebe todas as informações atualizadas da sua gestação? Isso será possível num futuro muito próximo, já que um projeto de pesquisa para desenvolver uma tatuagem que monitora a gestação foi aprovado pela Fundação Bill & Melinda Gates, do criador do Windows.

A novidade foi anunciada pela Universidade de San Diego, na Califórnia. Os professores Todd Coleman e John Rogers comandam o projeto, chamado de Epidermal Electronics for Continuous Pregnancy Monitoring (eletrônicos epidérmicos para monitoramento contínuo da gestação, em tradução livre).

Esta nova “tatuagem” eletrônica do projeto aprovado pela fundação é flexível e deverá monitorar as contrações uterinas, o coração e as taxas de oxigênio do feto, e os batimentos cardíacos e a temperatura do corpo da mãe.

Rogers já havia desenvolvido a chamada “pele eletrônica”, criada para coletar dados de pacientes e atuar no corpo humano, como estimular a musculatura de pessoas que estão deitadas há muito tempo.

Este pequeno dispositivo flexível se parece como um adesivo na pele da futura mãe, cheio de sensores, circuitos e transmissores sem fio. Na primeira fase do projeto, os especialistas irão analisar os resultados da “tatuagem” para determinar se ela funciona melhor do que a atual tecnologia clínica disponível.
(Revista Pais & Filhos)




De Vovó para Vovó:  Estes sensores vão revolucionar a Medicina, não vão não? São os avanços tecnológicos a serviço da nossa SAÚDE.







quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gestante pode pintar o cabelo?





"Durante a gravidez, um dos assuntos que mais gera dúvidas entre as mulheres, principalmente as mais vaidosas, é se a gestante pode pintar o cabelo ou não. As tinturas contêm em sua formulação substâncias como o iodo, que são absorvidas pelo couro cabeludo, por ser uma região bastante vascularizada, e podem ser prejudiciais tanto para o feto como para a futura mamãe.
Entre os especialistas há certas divergências quanto ao uso de tinturas durante a gestação. Boa parte dos profissionais recomenda o uso de tinturas somente após o terceiro ou quarto mês de gestação, quando as chances de más-formações do feto diminuem. Outros reprovam o uso de produtos químicos nos cabelos em qualquer fase da gestação, já que há muitas tinturas que não apresentam grande quantidade de iodo, mas ainda sim podem trazer riscos.
Na dúvida, o indicado é que a mulher não se submeta a nenhum processo químico nos cabelos durante a gravidez, já que neste período o corpo passa por diversas transformações e absorve com mais intensidade algumas substâncias. Até mesmo as mulheres que nunca tiveram problemas com as tinturas e outras químicas antes podem apresentar algum tipo de alergia ou irritação, tudo por culpa dos hormônios.
No entanto, alguns médicos indicam o uso de produtos naturais para as mamães que não abrem mão das tinturas, como a henna ou as mechas e reflexos, que são processos de tintura feitos com uma touca protegendo o couro cabeludo dos produtos químicos.
Não há ainda estudos suficientes que comprovem que as tinturas sejam prejudiciais durante a gestação, mas todo cuidado é pouco. Por isso, o ideal é que a mãe evite se submeter a processos químicos muito agressivos, principalmente nos primeiros meses de gravidez e consulte um médico de confiança para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Afinal, mais importante que ficar bonita e com os cabelos pintados é cuidar da saúde do bebê para que ele nasça forte e saudável."




De Vovó para Vovó: Toda atenção é pouca em relação a algumas mudanças em nossa rotina quando estamos esperando bebê. Toda a preocupação deve gerar em torno da saúde do bebê e da mamãe.




segunda-feira, 21 de maio de 2012

Seu bebê não quer comer?






Quando meus filhos eram pequenos, eu como mamãe, sofria muito no quesito alimentação.
Eles ODIAVAM comer.
Era um esforço tremendo meu, de meu marido, das vovós.... e não tinha jeito.

Já não foram bebês nem  crianças gordas... gordinhas talvez!!! E ainda sem comer???
Para mim era um verdadeiro martírio.

O meu mais velho até mais velho,  quando conseguia tomar uma mamadeira inteirinha..., que festa fazíamos. Ele chegava a se assustar, coitadinho...
Mais tarde enjôou a mamadeira e a trocou pela tal papinha de bolacha - leite com bolachinha de maizena picada. E isso era o café da manhã, os lanches, o almoço,  janta... tudo!!!! Era só o que comia.
Eu chegava a mudar o nome dos alimentos, para ver se enganava o danadinho. A tal sopinha de legumes, passou a se chamar SUFLÊ.... por uns dias até conseguia fazer com que ele comesse,  apesar de ele dizer  insistentemente: " isso é sopa" . E  eu retruvaca : SUFLÊ!!!!!
O  ovo, era EGG ( não sabia inglês), era pequenino, mas era inteligente e sabia que o egg era o ovo que ele tanto detestava. E assim transcorreu toda a sua  infância. Mas sempre com muita saúde.

O meu filho do meio, até comia um pouco melhor e nunca me trouxe tanta preocupação. Não lembro de nada, que ele rejeitasse em relação a comidinha.

E a minha pequena... Gente!!!!  ela pequenina, acordava e da caminha dela já gritava: " mamãe, hoze eu çó quelo aloiz".... e eu me arrepiava toda porque sabia que teria mais um dia daqueles.

Dizem que em casa que tem comida criança não morre de fome. Eles podem não morrer, Mas nós, mamães e vovós, ah, morremos sim,  de tanta angústia. É ou não é????

Ontem uma amiga minha, Icléia Rosa, mandou imagens de  uns pratos decorados para que eu vovó faça para minha neta quando ela crescer um pouquinho mais. Achei um barato e por isso vou  postar tais imagens aqui, e desde já agradeço minha amiga pela sua excelente sugestão.

O negócio é.  Enfeitar o prato de seu filho, de seu netinho, e o mais importante:  com comidinha saudável.  Eles vão adorar , e com certeza vão querer comer tudinho....





        

                                          

De Vovó para Vovó: Cuidar da Alimentação de seu filho, de seu neto é dar a eles, Saúde e Vida.


sábado, 19 de maio de 2012

Com licença, hoje passo a palavra a Fernando Pessoa!


Essa Vovó sai um pouco do contexto porque se sente na obrigação de contar às Vovós, Mamães, Titias,  Madrinhas, e claro, todos também do sexo masculino,  e que curtem também esse  espaço,  que agora, além uma Vovó fresquinha, sou também uma recém, isto é, uma APOSENTADA Fresquíssima. ( Se rio ou choro,  não sei!!! .)

Pensei no que poderia aqui escrever, mas, deixei ao meu amigo Fenando Pessoa,  que tudo sabe e descreve com toda auroridade e com tanta sabedoria, o que sinto, o que eu quero daqui pra frente, que fçao dele as minhas palavras.
E... que meu futuro, com as bençãos divinas e minha força extrema de vontade, seja brilhante e divertida.

Curtam Fenando Pessoa! ( ele transcreve aqui,  o que lhe pedi.... (rs)




 
" Quero tudo novo de novo.
Quero não sentir medo. Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais.
Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo. Quero fins de semana de praia.
 Aproveitar os amigos e abraçá-los mais.
Quero ver mais filmes e comer mais pipoca, ler mais.
Sair mais.
Quero um trabalho novo.
Quero não me atrasar tanto, nem me preocupar tanto.
Quero morar sozinha, quero ter momentos de paz. Quero dançar mais.
Comer mais brigadeiro de panela, acordar mais cedo e economizar mais.
Sorrir mais, chorar menos e ajudar mais.
Pensar mais e pensar menos.
Andar mais de bicicleta. Ir mais vezes ao parque.
Quero ser feliz, quero sossego, quero outra tatuagem. Quero me olhar mais. Cortar mais os cabelos. Tomar mais sol e mais banho de chuva.
Preciso me concentrar mais, delirar mais.
Não quero esperar mais, quero fazer mais, suar mais, cantar mais e mais.
Quero conhecer mais pessoas. Quero olhar para frente e só o necessário para trás.
Quero olhar nos olhos do que fez sofrer e sorrir e abraçar, sem mágoa.
Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa.
Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão.
Quero aceitar menos, indagar mais, ousar mais.  Experimentar mais.
Quero menos “MAS”.
Quero não sentir tanta saudade. Quero mais e tudo o mais.
“E o resto que venha se vier, ou tiver que vir, ou não venha".


 

De Vovó para Vovó: ele, Fenando Pessoa não diz tudo o que queremos ser daqui em diante? Ou você pensam diferente de mim. Para mim, é tudo o que me tará prazer. Com certeza!













quinta-feira, 17 de maio de 2012

Quem vai cortar as unhas do Bebê?






Essa Vovó nãooooooooo!!!!!!  Morro de medo!!!


A maioria dos bebês já nasce com as unhas compridas, podendo apresentar arranhões principalmente na região do rosto.
Nos primeiros dias de vida da criança, evite cortar as unhas, pois elas são muito flexíveis e podem causar sangramentos.
Com o passar dos dias, as unhas vão ficando mais firmes e fica fácil de apará-las. Para evitar arranhões, é aconselhável colocar luvinhas nas mãos do bebê para protegê-lo.
As unhas crescem tão rápido que devem ser cortadas mais de uma vez por semana. As mãos e pés do recém nascido são muito pequenos e delicados, por isso na hora de cortar as unhas é preciso de muito cuidado para não machucar.
Para aparar as unhas é preciso tirar somente os excessos delicadamente com tesouras, cortadores específicos para bebês ou até mesmo com as mãos, pois as unhas do recém nascido são tão molinhas que o excesso acaba saindo sem resistência.
As melhores horas para cortar as unhas do bebê são enquanto ele dorme ou está mamando, assim ele não corre o risco de se machucar por ficar se mexendo.
Uma boa dica é segurar firme a mão do bebê enquanto corta e pressionar a ponta dos dedos para baixo para não pegar a pele.
Corte as unhas arredondadas para que as pontinhas não machuquem a criança, caso as pontinhas estiverem machucando, lixe com bastante cuidado.



Algumas tipos aconselháveis de tesourinhas para cortar as unhas de seu bebê:



                        
                        


De Vovó para Vovó: taí uma coisa que não faço na Alice - cortar as unhas. Morro de medo. E você? já fez isso em seu neto?





terça-feira, 15 de maio de 2012

Teste da Orelhinha





A audição é um dos sentidos importantes para o desenvolvimento do bebê, principalmente para o início da linguagem. E é através dela que a criança desde o ventre da mãe descobre o sentido dos sons a partir do quinto mês de gestação. A criança é capaz de escutar os sons do corpo da mãe e sua voz. Qualquer perda auditiva durante a fase de desenvolvimento impede a criança a receber informações sonoras adequadamente, que são essenciais para o desenvolvimento da fala.
A importância do teste da orelhinha é muito grande e deve ser realizado no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Ao contrário do teste do pezinho, o de orelhinha não é preciso furar a orelha da criança para examinar. Imprescindível para todos os bebês, principalmente para aqueles que já nascem com problema auditivo, este exame é realizado através de uma colocação de fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade, recolhendo respostas que a orelha interna do bebê produz.
Caso o teste seja feito rapidamente e tenha um diagnóstico que indica problemas, com intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade é possível desenvolver uma linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.
O teste da orelhinha é fácil, prático e indolor. O exame é feito com o bebê dormindo e dura em média dez minutos. É fundamental fazer o teste da orelhinha no bebê, pois problemas auditivos afetam bastante a qualidade de vida interferindo no processo da fala e retardando outros desenvolvimentos. Evite o pior, cuide bem da saúde do seu filho.



De Vovó para Vovó: cá entre nós, temos que aplaudir de pé os avanços da medicina, não é verdade?





domingo, 13 de maio de 2012

A rotina matutina desta Vovó










Meu dia começa muito cedo!!!

Quando acordo diariamente, ainda é madrugada.
Como é muito escuro  fico  deitada em minha cama,  olhando  através da janela para aassistir o grande espetáculo que é o amanhecer.
Fico atenta ao canto dos pássaros porque são eles os  despertadores da natureza.
É lindo não é?
Cada qual com seu cantar diferente, eles dão início  as suas funções, e uma delas  com certeza,  é acordar o  mundo. 
É impressionante!  Não falham nunca. Não tem pilha ou bateria que acabe, não tem horário com atraso, não tem absolutamente nada que os impeçam de cantar.


Eu quero ser assim!!! Não quero que nada me impeça de  cantar.
Cantar no sentido de viver, de ser feliz.
Nada e ningúem nunca ousou me deter, e acredito que quem me conhece bem,  sabe que nada me convence a fazer algo diferente daquilo que planejei.


Quando percebo que já está claro e não há perigo de  sair para minha caminhada, lá  vou eu.
Confesso que  na verdade caminhar não me atrai em nada.  Dentre todas as atividades físicas, essa ainda á que mais tolero... tolero!!!
Já teve época de eu caminhar com dois relógios. Um com horário normal  e outro adiantado em uns 10 minutos.
Saía de casa com o horário certo e sempre voltava com o  horário adiantado. Eu mesmo me enganava,  que vergonha!!!.
Mas vou... como falei, nada me detém, nem a tal da D.  Preguiça que insiste em ser minha melhor amiga.


Hoje quando cheguei da minha tortura, morta e de " bofe de fora",  minha pequena já estava  chegando para meus cuidados.
Todas as manhãs, essa vovó cuida da Alice, para os papais   irem trabalhar.
Faço por opção, porque a amo e ela  é uma paixão.

No nosso passeio de hoje, seguimos novos caminhos e a levei para  sentir o gostinho das compras. (rs)
Fomos visitar a Hoby Presentes, e lá, com apenas 4 meses de  idade,  os olhinhos dela brilhavam ao ver os objetos diante dela. As perninhas não paravam, as mãozinhas querendo pegar tudo, chegava dar gritinhos de alegria.
Ela sorria com os olhos. Lindo de ver.
 Muita cor, muito movimento, muitos sons,... um festival de maravilhas.


E sabem vovós e mamães?   é isso que devemos dar a nós e em  consequência a  eles, nossos filhos/ netos.
Coisas simples, como um passeio em torno de casa, na rua em que moramos,  no bairro, conversando, cantando baixinho, e apresentando a eles tudo  o que é visto, dando os nomes e           suas funções.
Olha aqui Alice: isso é uma " vávoli"... ( uma árvore)...e aqui... olha só que tantas "pantinhas"... "xaxarinhos" voando... ichhhh... olha a "  boboleta"  toda "cololidinha"....  e assim vamos dialogando, porque ela também emite sons, como se estivesse entendendo tudo e me respondendo.
Esse vocabulário comum quando nos dirigimos às crianças, considerados errados pelos estudiosos, é próprio de cada vovó e sinceramente, sendo errado ou não, é uma delícia só. Nós duas começamos a nos entender.
Já são mini aulinhas que damos às crinaças, sobre o que é a natureza nestes passeios ao ar livre.
 É muito show!!!


Ontem  no nosso passeio matinal, mostrei a ela a também,  casa da Vovó Duda e do Vovô Barata ( bisavós dela).
E agachada, bem perto do rostinho dela que estava no carrinho, eu contava baixinho o quanto eles foram maneiros, os quanto eles curtiam os filhos e os netos e o quanto o papai  dela brincava e se divertia naquela casa onde reinava só  alegria e muita magia.


É isso... essa é a minha rotina matinal. Fora é claro, troca de fraldas, mamadeiras, e o acalento de algum chorinho.





De Vovó para Vovó:  Agora a tarde, vou cuidar de mim.
O que vou fazer ainda não sei. Mas vai ser algo que me dará prazer. Porque assim, amanhã estarei pronta para enfrentar mais uma manhã repleta de emoções. Vamos Vovós, bater perna por aí?





sexta-feira, 11 de maio de 2012

Teste do Pezinho: Pra que serve?









As mamães certamente não gostam de ver os pequenos chorando na hora de levar aquelas picadinhas de agulha, seja para tomar as vacinas ou para fazer o teste do pezinho. Mas apesar da aflição de ver a criança aos prantos, vale a pena saber o que este exame pode fazer pelo seu bebê e reconhecer a sua importância.

O teste do pezinho é muito importante para diagnosticar precocemente algumas doenças e impedir que elas se manifestem. Esse teste deve ser feito entre a terceira e a sétima semana de vida do recém-nascido e nunca feito antes de 48 horas do nascimento.

O procedimento para o teste do pezinho é muito simples. Com uma agulha, retira-se algumas gotas de sangue do pezinho da criança, na altura do calcanhar. O sangue é colocado em um cartão que contém um papel filtro. Após 3 horas da coleta, o material seco é encaminhado para um laboratório para a realização do exame.

A importância do exame de pezinho é de identificar o mais breve possível doenças que podem levar a complicações mentais e atrasos no crescimento da criança.

É importante que as mães saibam que o teste do pezinho é obrigatório e gratuito.
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que todos os hospitais e serviços de saúde realizem gratuitamente o exame.




De Vovó para Vovó:  Quando nossos filhos eram pequenos, não existia esse teste.  Um VIVA aos avanços tecnologicos na área da saúde.




terça-feira, 8 de maio de 2012

Meus 60 anos!


Hoje nada de neto.....
Nada de filhos, nada de nada...
Hoje o assunto  é, meus 60 anos.
Vou contar a vocês um pouco de minha  experiência de estar entrando no grupo da "melhor idade". Quem já completou, me entenderá.  E  quem  está próxima ou distante... curta minha história.







Estou aqui pensando que em função da minha nova idade que completei no último dia 6 de maio,  entro  para o  grupo das IDOSAS.
Ai, ai, ai...  Rio ou choro?????


Cansada de lutar e me infernizar com essa tal idade que se aproximava  tão rápido, resolvi  tomar uma atitude e optar por ser feliz.
E para isso quero rir. Rir muito!!!!
E para isso, vou seguir uma meta. A princípio essas que seguem abaixo,  serão as que vão conduzir essa minha nova caminhada.



**  Quero brincar... brincar muito!
**  Tagarelar.... tagarelar muitoooo!
** Quero ouvir... para aprender muito!
** Quero passear e ter olhos só para o belo...
** Quero ir ao Shopping, ao cinema, ao teatro...
** Quero estar com amigos, quero estar com a família...
**  Quero sorrir,  sempre....
** Quero gargalhar!!!
** Quero ter todos a minha volta, mas saber curtir meus momentos em que estiver só.
** Quero saber conversar com Deus e não quero mais pedir nada. Quero só agradecer.



Fiz um pacto comigo mesma. Pedir, só em última instância, até mesmo para Deus.
Quero ser a cada dia que passa mais independente.
Quero saber decidir tudo o que me diz respeito, definir mintas metas e objetivos de uma maneira em que me sinta livre e que deixe também livre, a minha família.
Quero sempre sentir e dar prazer, a quem estiver comigo.
Não quero ser peso, estorvo, "persona non grata".
Quero saber que me chamam porque me querem junto.
Quero saber aconselhar e não impor..
Quero mudar  tudo que não gosto em mim, e também no que sinto quando não agrado a outrém.
Quero ser feliz...


Sei  que cada vez mais vão surgir algumas rabugices, sei que vou ser um pouco mais ranzinza... mas peço: TENHAM PACIÊNCIA.
Não é fácil  mudar. Não é fácil e será uma tarefa árdua. Mas tenham certeza:  EU VOU CONSEGUIR.

Consegui vencer tantos desafios, e o principal deles foi chegar aos meus 60, com saúde, sabedoria e um desejo enorme de amar, de me doar.
Passei momentos difíceis... E quem nunca os passou?
Mas segui em frente mantendo sempre o que me foi ensinado: lealdade, honestidade e responsabilidade.


Qual minha primeira atitude após completar meus sessenta?
Pesquisar meus direitos.
Quero aproveitar  tudo o que a lei me oferece, não estou certa?
Precisava conhecer esses direitos,  a Internet meu deu passo, a passo, e agora estou apta a enfrentar os dias que vem por aí.
Dias não. ANOS... MUITOS ANOS.


Então, Mari,   vamos lá!
Sessentona não precisa enfrentar fila.   A D O R E I...
Detesto fila. Me irrita e me deixa nervosa porque sou ansiosa, e a fila para quem é ansiosa como eu, é um castigo. Não importa o tipo de fila e nem para onde ela está me levando. Eu decididamente não gosto de fila.
Pronto, um pepino a menos na minha futura e linda vida.
Com licença, sou IDOSA.. POSSO IR NA SUA FRENTE? ehehehehehe

Aqui em minha cidade, como em  outra qualquer outra onde dirijo, estacionamento tem sido barra pesada.
Portanto, vamos lá Mari... 
Estacionamento garantido onde quer que você  vá. Uhmmm..... muito bom!

Adoro cinema, teatro, shows e  tudo o mais  que curto como lazer. Pois de agora em diante, galerinha,  pagarei  MEIA-ENTRADA.

Ah, cá entre nós: se a maioria dos direitos que os cidadãos brasileiros têm, não são aproveitados, é  porque meus companheiros sessentões,  desconhecem, não é verdade? Portanto, inteirem-se meus amigos, e  vamos curtir,  nos divertir  e fazer com que estes  benefícios façam parte, de agora em diante, de nossas novas rotinas.

Vou me aposentar!!!  Gente, estão acompanhando?  Não só coisas ruins, não é verdade?
Já  agendei via Internet minha visita ao INSS, e vamos pra frente.
Não vou esperar nem um minuto a mais, porque vá que D. Dilma, nossa ilustre presidente,  resolva fazer alguma mudança, e  a partir de agora aposentardoria para mulheres só aos 65 anos???  Eu hein?
Não, não!!!! já paguei valores altos por muitos e muitos anos seguidos e já é hora. 
Vá sim,  Mari...atrás de tua aposentadoria.!


Citei apenas alguns dos benefícios, mas na Internet tem todos os direitos dos cidadãos brasileiros.
Aqui, postei os mais triviais. Mas confesso que  todos eles, mediante ao que merecemoss,  são um tanto  irrisórios.
Mudanças não vão ocorrer. Nossos benefícios sempre estarão aquém do que necessitamos, mas o grande lance é  aceitar essa parte que no momento me toca.
Receberei mensalmente esse valor mas estarei  consciente que devo estar  atenta e reivindicando junto aos brasileiros modificações nesse quadro vergonhoso que atinge a todos nós, idosos e aposentados.
Estarei sempre com todos vocês, meus amigos, lutando  por sitações melhores, mas no momento,  não vou desperdiçar de forma alguma, o que tenho hoje por merecimento, porque com certeza se eu não usar, alguém o fará.

Para encerrar minha novela dos 60 anos, o que mais bate forte em mim,  negativamente e muito forte, É O MEDO.
Do quê,  me perguntariam:  MEDO DE TUDOOOOO!!!.

Mas sou guerreira: afinal não cheguei até aqui?
AH,  VOU SIM, combater esse medo TOLO QUE QUER ASSOLAR O MEU SER.
E o mais importante nesta luta, é que  terei ajuda de todos que me amam de verdade, tenho minha neta Alice linda que será uma força para mim , meu marido, meus filhos,  minha irmã Cris/Xande, e seus filhos que são meus também, e toda a minha família e amigos,  que são as razões  maiores de meu  viver.

 





De Vovó para Vovó: Alguém tem algo a declarar? Algum conselho? Alguma dica? Falem, por favor!



sábado, 5 de maio de 2012

Fim da licença maternidade...



Nosso bebê, que vem ser a minha linda netinha, está com 4 meses e uma semana.


A mamãe retornou ao trabalho, nesta última sexta-feira dia 4 de maio, pois chegou o fim, da licença maternidade.
Todos ( a mamãe, papai, vovó, titios, Dinda) ficaram um pouco triste, com essa separação de Alice com a mamãe, mas a vida continua e modéstia a parte, garanti aos papais que neste primeiro ano, eu ficaria todas as manhãs com ela, e promessa é dívida, portanto, vou ficar, e vou saber cuidar e dar muito carinho a ela.
Tudo foi bem progamado e seguimos todas as fases traçadas pela mamãe que é muito bem organizada.
Há 2 semanas atrás, passei pelo estágio supervisionado.
Alice ficava comigo, eu era quem cuidava, mas a mamãe ficava por perto sem que o bebê a visse ou ouvisse sua voz e ela ia me dando as diretrizes, tipo: esse chorinho é de fome, esse é sono, esse de certeza é de dengo, e mais detalhes como, troca de fralda, não esqueça da pomada para prevenir assaduras ( ai eu sempre esqueço), como fazer a mamadeira, enfim, um milhão de orientações, para que quando eu estivesse só, saberia me virar diante de qualquer tipo de imprevisto.
Tudo correu bem, tudo deu certo e fui aprovada nesta primeira etapa.
Na outra semana, passei pelo teste do estágio sem supervisão - Eu sozinha, ou melhor, apenas eu e o meu anjinho.
Confesso que me deu um medinho. Mas já conhecia os tipinhos de choro, já sabia como lidar com ela, do que ela gostava ou não...
Enfim, tudo deu certo e novamente fui aprovada... (rs)
Parece fácil não??? Mas não é não... a criança mesmo assim tão pequenina, já sabe o que quer, o que gosta e preciasmos respeitar, não é verdade? Até porque, se ousarmos fazer algo diferente... nossa!!!! ela chora muito e grita... sim ELA GRITA MUITO. (rs)
Então, para que nada saia contra a vontadinha dela, já sei quais os desenhos que ela prefere na TV, sei que ela adora tomar banhinho de sol aninhada em meus braços, sei também que ela gosta muito de passear no carrinho, e repito, chora muito, muito quando é contrariada.
Mas como contariar nossa pequena se ela que desde o dia 29/ 12 manda em mim e em todos nós?
´Neste último dia 4/12, oficialmente ela ficou aqui, pela 1ª vezcomigo e tudo correu muitíssimo bem.
Dei" dedeirinha", troquei a fraldinha ( 3 vezes), dei banhinho de sol, depois passeei com ela no carrinho... e ela canta..., não é um encanto?
Mas confesso que por mais experiência que possamos ter, ficamos inseguras. É o receio de que possamos fazer algo errado, sei lá... é um medo mesmo. Parece que quando eu tinha meus filhos não era assim tão apavorada.

E as mamães???? Ah, as mamães...


É normal que vpcês também tenham uma enorme insegurança de deixar o bebê com outra pessoa, sejam os avós, os professores da escolinha ou uma nova babá.


Mas não adianta ficarem se culpando, minhas queridas.


 
Você e seu bebê são duas vidas diferentes, e você vai ter de fazer coisas longe dele, não só agora, mas a vida toda.

 
Essa separação vai ficando mais fácil conforme o tempo passa e você passa a também aproveitar os momentos em que não está no papel de mãe.


Dessa forma tanto você quanto o bebê vão ficar mais seguros na hora em que tiverem que ficar separados por mais horas.

E para as todas as mamães que trabalham fora do lar, que tem uma profissão, um conselho não de vovó, mas de MULHER.

** Se tudo estiver correndo bem, o bebê é saudável ( que é o mais importante), continue com esse tipo de ocupação.

 
** Saia de casa, tenha um momento só seu, estude, se preocupe com seu intelecto, trate de sua independência porque isso só irá gerar SEGURANÇA EM VOCÊ.

** Não desista e nem tampouco desanime, porque se você estiver bem, tudo a sua volta, Filhos, marido, mas o mais importante, VOCÊ MESMA ESTARÁ BEM.

  
De Vovó para Vovó: Não acham que estou certa em dar esse conselho às mamães de hoje? O mundo é outro, a vida está totalmente diferente de quando fomos mães, e sabemos, por mais que tenhamos sido e somos felizes, faz falta sim, uma atividade fora do lar.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Chupeta pode estimular aleitamento materno





 Minha neta Alice, não aceitou a chupeta desde os primeiros dias de vida. Apesar das inùmeras tentativas da mamãe e do papai, definitivamente, ela não gostou.
Eu como Vovó, lamentei um pouco, porque acho que a chupeta acalma o bebê.
O bom é que ela está aceitando o bico da mamadeira ( uma vez, pela manhã, ela está tomando mamadeira, pois neste horário mamãe está no trabalho).
Menos mal, não é mesmo?

 Transcrevo aqui neste espaço, parte do texto de Sabine Righetti, que fala  sobre uma pesquisa que está sendo feita nos EUA   que  indica que, além de não atrapalhar as mamadas como se temia, a chupeta dada nos primeiros dias de vida estimula a amamentação no peito.

Colocada de escanteio pelos pediatras, a chupeta voltou à cena com novo papel.
De acordo com cientistas, ela pode auxiliar na amamentação dos recém-nascidos.

O protocolo médico internacional vigente diz que a chupeta prejudica a sucção e interfere na amamentação natural. Por isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que as maternidades não forneçam chupetas aos recém-nascidos.

Os pesquisadores americanos resolveram verificar essa norma e se debruçaram sobre dados de 2.249 crianças nascidas entre junho de 2010 e agosto de 2011 na maternidade da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon.
Os resultados mostram que a taxa de aleitamento natural na maternidade estudada diminuiu de 79% para 68% após a abolição das chupetas, em dezembro de 2010.
Além disso, a proporção de bebês que receberam alimentação suplementar aumentou de 18% para 28%.
"O efeito do uso de chupeta no início e durante o aleitamento materno não foi bem estabelecido na literatura médica", diz Laura Kair, da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon, uma das coordenadoras do estudo.






De Vovó para Vovó: não parece que antigamente era tudo tão mais fácil? Dava-se a chupeta e fim....





terça-feira, 1 de maio de 2012

"Então Você Vai Ser Papai" - faz piada com dificuldades paternas



Indispensável para os papais perdidos: aprenda ou ria com dicas, lendo "Então Você Vai Ser Papai










É uma obra que trata com muito bom humor 'a falta de tato' dos muitos homens que não entendem nada da incrível arte de criar filhos.
A obra de Peter Downey foi escrita especialmente para homens, mas nada proíbe que algumas esposas dêem uma olhada para tentar resumir --ou reforçar--, a sua maneira, o que as páginas tentam ensinar.
Naturalmente, alguns clichês fazem parte do livro, só que isso não chega a interferir na tentativa bem-humorada de preparar os paizões para os desafios com os bebês.

Ser pai tem vantagens e desvantagens.

As vantagens são:
* Você pode comprar doces e coisas gostosa e dizer que são para a criança;
* Você pode ficar vagueando pelas lojas de brinquedos sem constrangimento;
* Pessoas gentis cedem lugar para você na fila;
* Você pode pilotar um carrinho que parece o minibuggy de perdidos no Espaço e;
* Você pode soltar pum em uma sala cheia de gente e colocar a culpa no bebê.


As desvantagens são:
* SUA VIDA ACABOU


O tom humorístico do texto não aponta para 'pais sem filhos'. Downey simplesmente enaltece que apesar das situações constrangedoras, que geram ódio temporário e muita dor de cabeça, ter filhos é um milagre e uma das melhores coisas que pode acontecer para uma pessoa.

Todo o contexto de se ter um filho é analisado, e o autor ensina e sugere os melhores comportamentos para os papais em todas as etapas, desde a descoberta da gravidez, na hora do parto, escolha do nome, quarto da criança e... bem será que algum dia você deixará de ser papai?



De Vovó para Vovô: Vovôs, conversem com seus filhos que serão o jã são papais, e mostre a sua experiência.